Brett N. Steenbarger, Ph.D. é professor associado clínico de psiquiatria e ciências do comportamento na Universidade Médica do Estado de SUNY, em Syracuse, NY, onde se especializa no ensino e na prática de abordagens breves para aconselhamento e psicoterapia. O principal trabalho de Brett é com traders e gerentes de portfólio nos mercados financeiros de fundos de hedge, firmas comerciais proprietárias e outras organizações de gerenciamento de dinheiro.

Brett é o autor do blog TraderFeed e vários livros sobre psicologia comercial, incluindo “The Psychology of Trading” (2003), “Enhancing Trader Performance” (2006), “The Daily Trading Coach” (2009) e “Trading Psychology 2.0” (2015). Atualmente, ele está trabalhando em uma terceira edição de “A arte e a ciência das breves psicoterapias”, um texto acadêmico e um guia de treinamento para profissionais de saúde mental.

Dado que estamos no meio de uma campanha temática do caos, mostrando aos comerciantes como passar pelos períodos mais caóticos do mercado usando a plataforma TT®, queríamos entender a opinião de Brett sobre o setor e como a análise e a psicologia conduzem decisões em tempos de caos . Leia a perspectiva dele.

– Brian Mehta, CMO

Como você se envolveu com negociações de futuros e qual o caminho que o levou aonde está agora?

Dr. Steenbarger: Minha primeira exposição ao comércio surgiu quando criança quando meu avô conversou comigo sobre mercados e sua experiência na Grande Depressão. Durante meus anos do ensino médio, tive a tarefa de pesquisar uma carreira e entrevistar alguém nessa carreira. Eu escolhi um corretor da bolsa e aprendi sobre o que estava envolvido no investimento. Minha primeira negociação ocorreu quando eu era estudante de graduação e envolvia pesquisar os fundamentos de empresas individuais e colocar negócios com base em fundamentos de tendências. Fiz bem e continuei meu envolvimento nos mercados financeiros ao longo dos próximos 35 anos.

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Meu treinamento foi como psicólogo e o comércio foi sempre uma atividade paralela para mim durante mais de 20 anos trabalhando em ambientes clínicos e acadêmicos. Por volta de 2000, fui apresentado aos mercados profissionais e de futuros pelo lendário comerciante Victor Niederhoffer. Com Niederhoffer, adquiri uma apreciação pelo comércio como ciência e comecei a ver os mercados quantitativamente. Meu primeiro livro sobre psicologia comercial foi lançado em 2003 e foi descoberto por uma empresa de comércio de Chicago que era uma formadora de mercado em futuros eletrônicos. Eles me contrataram em tempo integral como psicólogo comercial e isso me proporcionou uma exposição muito detalhada ao mundo dos futuros. Isso também moldou meu entendimento da estrutura de leilões dos mercados futuros, que se mostrou útil no trabalho com gerentes de portfólio de hedge funds e trad traders.

Ao todo, comecei com a psicologia e o comércio como caminhos e interesses paralelos e acabei integrando-os de maneiras que foram pessoalmente e profissionalmente satisfatórias. O sucesso sempre acontece quando você encontra a saída certa para seus talentos e paixões; obtemos sucesso quando exercitamos nossas forças.

Quem é sua maior influência comercial e o que eles ensinaram a você?

Dr. Steenbarger: De acordo com a minha resposta à primeira pergunta, Niederhoffer foi claramente uma grande influência no desenvolvimento. Ele incentivou uma compreensão multidisciplinar dos mercados e da natureza humana e entendeu a necessidade de tornar o comércio o mais objetivo e científico possível. Outra grande influência tem sido a pesquisa financeira matemática do Dr. Marcos Lopez de Prado e colegas. Eles publicaram generosamente uma ampla gama de trabalhos que têm implicações importantes para o comércio de futuros.

Outras influências importantes em minha psicologia comercial têm sido a filosofia de Ayn Rand, que enfatiza as dimensões heróicas da vida humana, e os escritos e pesquisas que se enquadram no âmbito da psicologia positiva. Também fui bastante influenciado pela escola de psicologia aplicada, conhecida como terapia breve focada em soluções, que é uma maneira estruturada de ajudar as pessoas a desenvolver suas forças e competências. Costumo brincar que meu trabalho pode ser considerado “terapia para o bem mental”. Estou interessado em maneiras pelas quais pessoas comuns podem alcançar objetivos extraordinários. Os mercados são uma arena interessante para essa conquista.

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Quais são seus três principais requisitos em uma plataforma de negociação?

Dr. Steenbarger: Talvez eu seja diferente de muitos traders, pois não uso gráficos e inúmeros indicadores fixos ao gerar idéias. Eu negocio apenas futuros de índices de ações, e minhas operações utilizam modelos quantitativos que prevêem o mercado daqui a três a dez dias. As variáveis ​​que compõem esses modelos são derivadas de dados de mercado, incluindo dados de alta frequência (nível de transação).

Como resultado, meu principal requisito para uma plataforma é o acesso a dados de mercado detalhados e precisos que podem ser facilmente baixados para análise. Outros requisitos incluem a confiabilidade da plataforma e a capacidade de cobrir vários mercados globais. Este último me fornece uma perspectiva macro útil sobre os futuros de índices. Em grande parte, porém, uso uma plataforma de negociação como plataforma de pesquisa. A velocidade de chegada ao mercado é importante para mim, mas não tão crucial quanto para os operadores de alta frequência.

Que dica você pode dar aos comerciantes quando o caos toma conta do mercado? Existe um método de centralização ou ferramenta de negociação que você recomenda?

Dr. Steenbarger: Quando o caos toma conta do mercado, isso geralmente aparece como volatilidade e volume. Um novo conjunto de participantes do mercado entrou no leilão. Eu olho para upticks e downticks entre todas as ações listadas; o volume de opções de venda e opções de compra para todos os nomes listados; a porcentagem de ações negociadas acima do VWAP do dia; e o número de ações que fazem novos máximos e mínimos na sessão do dia, como formas de avaliar de que maneira os novos e grandes participantes do mercado estão inclinados.

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O comerciante de curto prazo quer ir com esses fluxos. Em um nível psicológico, você não deseja que o caos do mercado se torne seu. É aí que as técnicas de meditação e autocontrole aprendidas através do biofeedback podem ser muito úteis. Se a volatilidade do mercado aumentou, haverá bastante movimento para participar.

A chave está se afastando, diminuindo a velocidade, consultando os dados e procurando oportunidades. Como o volume e a volatilidade são provenientes de grandes participantes no mercado, seu comportamento pode criar oportunidades direcionais significativas. Você só quer estar no seu melhor estado de consciência nesses momentos, para que você dimensione as posições corretamente e não deixe a emoção levar ao excesso de negociação. Muito dinheiro pode ser perdido rapidamente em condições caóticas.

Qual é a próxima grande novidade na negociação? Analytics? Realidade virtual? Inteligência artificial? Algo mais?

Dr. Steenbarger: Definitivamente, vejo uma tendência entre os traders profissionais em direção a uma maior integração de abordagens discricionárias e quantitativas à negociação. Essa integração assume diferentes formas, desde a modelagem econométrica de dados macroeconômicos até o uso de aprendizado de máquina para orientar as decisões de negociação. Minha própria negociação é baseada em uma estrutura conceitual de ciclos de mercado e em uma divisão de fatores de mercado em fatores pesquisados ​​como momento, valor, volatilidade, porte, sentimento etc.

Eu uso a modelagem de conjuntos para gerar previsões a partir desses fatores, mas as previsões são sinais de negociação não mecânicos. Em vez disso, são placas para me dizer onde estamos nos ciclos do mercado. Os ciclos de mercado são como flocos de neve: estruturalmente semelhantes, mas nenhum exatamente como os outros. Uso o aumento e diminuição dos fatores como um roteiro para navegar nos ciclos do mercado. Acredito que exista valor no julgamento discricionário de comerciantes experientes e qualificados, mas acredito que esse valor é maximizado quando é informado por uma pesquisa sólida e por uma estrutura conceitual claramente articulada e bem fundamentada.